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16 de outubro de 2021

Lei 12725/12 | Lei nº 12.725, de 16 de outubro de 2012

Publicado por Presidência da Republica (extraído pelo Jusbrasil) - 9 anos atrás

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Dispõe sobre o controle da fauna nas imediações de aeródromos. Ver tópico (253 documentos)

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Esta Lei estabelece regras que visam à diminuição do risco de acidentes e incidentes aeronáuticos decorrentes da colisão de aeronaves com espécimes da fauna nas imediações de aeródromos. Ver tópico

Art. 2o Para os efeitos desta Lei, considera-se: Ver tópico (19 documentos)

I - abate: morte de animais em qualquer fase do seu ciclo de vida, causada e controlada pelo homem; Ver tópico

II - aeródromo: toda área destinada ao pouso, à decolagem e à movimentação de aeronaves; Ver tópico

III - aeródromo militar: aquele destinado ao uso de aeronaves militares; Ver tópico

IV - aeroporto: todo aeródromo público dotado de instalações e facilidades para apoio a aeronaves e ao embarque e desembarque de pessoas e cargas; Ver tópico

V - Área de Segurança Aeroportuária - ASA: área circular do território de um ou mais municípios, definida a partir do centro geométrico da maior pista do aeródromo ou do aeródromo militar, com 20 km (vinte quilômetros) de raio, cujos uso e ocupação estão sujeitos a restrições especiais em função da natureza atrativa de fauna; Ver tópico (10 documentos)

VI - atividade atrativa de fauna: vazadouros de resíduos sólidos e quaisquer outras atividades que sirvam de foco ou concorram para a atração relevante de fauna, no interior da ASA, comprometendo a segurança operacional da aviação; Ver tópico (3 documentos)

VII - atividade com potencial atrativo de fauna: aterros sanitários e quaisquer outras atividades que, utilizando as devidas técnicas de operação e de manejo, não se constituam como foco atrativo de fauna no interior da ASA, nem comprometam a segurança operacional da aviação; Ver tópico (7 documentos)

VIII - autoridade ambiental: órgão ou entidade federal, estadual ou municipal integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA e responsável pela concessão de licenciamento ambiental; Ver tópico

IX - autoridade aeronáutica militar: o Comando da Aeronáutica - COMAER ou aquele a quem o Comando tenha delegado competência para o desempenho de suas atribuições; Ver tópico

X - autoridade de aviação civil: a Agencia Nacional de Aviacao Civil - ANAC; Ver tópico

XI - autoridade municipal: o órgão ou entidade competente da administração municipal ou do Distrito Federal; Ver tópico

XII - captura: ato ou efeito de deter, conter por meio mecânico ou impedir a movimentação de um animal, seguido de sua coleta ou soltura; Ver tópico

XIII - espécie-problema: espécie da fauna, nativa ou exótica, que interfira na segurança operacional da aviação; Ver tópico

XIV - espécie sinantrópica: espécie animal adaptada a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste, e que difere dos animais domésticos criados com as finalidades de companhia, produção de alimentos ou transporte; Ver tópico

XV - manejo de fauna: aplicação de conhecimento ecológico às populações de espécies da fauna e da flora, que busca o equilíbrio entre as necessidades dessas populações e as necessidades das pessoas; Ver tópico

XVI - operador do aeródromo: órgão, entidade ou empresa responsável pela administração do aeródromo; Ver tópico

XVII - parâmetros de adequação: medidas determinadas pela autoridade competente com a finalidade de gerenciar e reduzir o risco de acidentes e incidentes aeronáuticos decorrentes da colisão de aeronaves com espécimes da fauna nos aeródromos; Ver tópico

XVIII - Plano de Manejo da Fauna em Aeródromos - PMFA: documento técnico que especifica detalhadamente as intervenções necessárias no meio ambiente, natural ou antrópico, de um aeródromo ou diretamente nas populações de espécies da fauna, nativa ou exótica, com o objetivo de reduzir o risco de colisões com aeronaves; Ver tópico (3 documentos)

XIX - Programa Nacional de Gerenciamento do Risco da Fauna - PNGRF: documento de caráter normativo que estabelece objetivos e metas com o intuito de aprimorar a segurança operacional no País por meio do gerenciamento proativo do risco decorrente da colisão de aeronaves com espécies da fauna, nativa ou exótica; Ver tópico (1 documento)

XX - restrições especiais: quaisquer das seguintes limitações impostas pela autoridade competente no âmbito da aviação ao aproveitamento de imóvel, público ou privado, situado no interior da ASA: Ver tópico (7 documentos)

a) proibição de implantação de atividade atrativa de espécimes da fauna; Ver tópico

b) cessação, imediata ou gradual, de atividade atrativa de espécimes da fauna, devendo o responsável pela atividade observar o estrito cumprimento do previsto na legislação ambiental vigente, inclusive quanto à recuperação da área degradada; Ver tópico

c) adequação das atividades com potencial de atração de espécimes da fauna aos parâmetros definidos pela autoridade competente, acompanhada ou não de sua suspensão; Ver tópico

d) implantação e operação de atividades com potencial de atração de espécimes da fauna, observados a autorização e os parâmetros de adequação, ambos definidos pela autoridade competente; Ver tópico (4 documentos)

XXI - segurança operacional: estado em que o risco de lesões às pessoas ou de danos aos bens se reduz e se mantém em um nível aceitável, ou abaixo deste, por meio de um processo contínuo de identificação de perigos e gestão de riscos; e Ver tópico

XXII - translocação: captura de organismos vivos em uma determinada área para posterior soltura em outra área previamente determinada, conforme a distribuição geográfica da espécie. Ver tópico

Art. 3o Para o gerenciamento e a redução do risco de acidentes e incidentes aeronáuticos decorrentes da colisão de aeronaves com espécimes da fauna nos aeródromos, é estabelecida a Área de Segurança Aeroportuária - ASA, onde o aproveitamento e o uso do solo são restritos e condicionados ao cumprimento de exigências normativas específicas de segurança operacional da aviação e ambientais. Ver tópico (10 documentos)

§ 1o O perímetro da Área de Segurança Aeroportuária - ASA do aeródromo será definido a partir do centro geométrico da maior pista do aeródromo ou do aeródromo militar e compreenderá um raio de 20 km (vinte quilômetros). Ver tópico (5 documentos)

§ 2o O Programa Nacional de Gerenciamento do Risco da Fauna - PNGRF, desenvolvido e supervisionado pelas autoridades de aviação civil, aeronáutica militar e ambiental, abrangerá objetivos e metas comuns aos aeródromos e suas respectivas ASAs. Ver tópico (3 documentos)

Art. 4o As restrições especiais constantes no PNGRF devem ser observadas, obrigatoriamente: Ver tópico (4 documentos)

I - pela autoridade municipal, na ordenação e controle do uso e ocupação do solo urbano, sendo ela a responsável pela implementação e fiscalização do PNGRF; Ver tópico (2 documentos)

II - pela autoridade ambiental, no processo de licenciamento ambiental e durante as atividades de fiscalização e controle; e Ver tópico

III - pelo operador do aeródromo, na administração do sítio aeroportuário. Ver tópico

§ 1o As propriedades rurais incorporadas à ASA também são sujeitas às restrições especiais previstas no PNGRF e à fiscalização pela autoridade municipal. Ver tópico

§ 2o Os instrumentos de planejamento municipal que disciplinam o parcelamento, o uso e a ocupação do solo observarão as disposições desta Lei e as restrições especiais previstas no PNGRF. Ver tópico (1 documento)

Art. 5o A administração pública federal, estadual ou municipal, o operador do aeródromo e o proprietário dos imóveis ou empreendimentos situados na ASA são obrigados a prestar as informações requisitadas pela autoridade de aviação civil ou pela autoridade aeronáutica militar. Ver tópico

Art. 6o O manejo da fauna em aeródromos e em áreas de entorno será autorizado pela autoridade ambiental mediante a aprovação do Plano de Manejo da Fauna em Aeródromos - PMFA e poderá envolver: Ver tópico (7 documentos)

I - manejo do ambiente; Ver tópico

II - manejo de animais ou de partes destes; Ver tópico

III - transporte e destinação do material zoológico coletado; Ver tópico

IV - captura e translocação; Ver tópico

V - coleta e destruição de ovos e ninhos; e Ver tópico

VI - abate de animais. Ver tópico

§ 1o O PMFA deve avaliar as formas de controle e de redução do potencial perigo de colisões de aeronaves com espécimes da fauna, subsidiado por dados obtidos a partir de método científico e que contemplem aspectos da dinâmica populacional da (s) espécie (s)-problema. Ver tópico

§ 2o O abate de animais somente será permitido: Ver tópico

I - após comprovação de que o uso de manejo indireto e direto da (s) espécie (s)-problema ou do ambiente não tenha gerado resultados significativos na redução do perigo de colisões de aeronaves com espécimes da fauna no aeródromo; Ver tópico

II - após comprovação de que o impacto ambiental ou o custo econômico da transferência de espécies sinantrópicas ou da (s) espécie (s)-problema não ameaçada (s) de extinção não justificam a translocação. Ver tópico

§ 3o Os animais abatidos, ninhos e demais materiais zoológicos coletados poderão ser encaminhados para coleções de instituições científicas ou descartados. Ver tópico (1 documento)

§ 4o O descarte de material zoológico deverá ser feito por meio de enterro, deposição em aterro sanitário, incineração ou demais formas adequadas e possíveis no Município onde se localiza o aeródromo em questão. Ver tópico (1 documento)

§ 5o A autorização para o manejo da fauna silvestre não exime os portadores do cumprimento da Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Ver tópico

Art. 7o Constitui infração ao disposto nesta Lei: Ver tópico (4 documentos)

I - implantar ou operar atividade com potencial de atração de espécimes da fauna na ASA sem submetê-la à aprovação da autoridade municipal e da autoridade ambiental; Ver tópico

II - estimular, desenvolver ou permitir que se desenvolva atividade com potencial de atração de espécimes da fauna consideradas proibidas no interior da ASA; Ver tópico

III - desrespeitar prazo que haja sido estabelecido para a cessação de atividade com potencial de atração de espécimes da fauna; Ver tópico

IV - deixar de adequar atividade com potencial de atração de espécimes da fauna a parâmetros definidos nas restrições especiais; e Ver tópico

V - desrespeitar a determinação de suspender atividade atrativa de espécimes da fauna. Ver tópico

Art. 8o Em razão das infrações previstas no art. 7o desta Lei, são cabíveis as seguintes sanções administrativas: Ver tópico (3 documentos)

I - notificação de advertência; Ver tópico

II - multa simples; Ver tópico

III - multa diária; Ver tópico

IV - suspensão de atividade; Ver tópico

V - interdição de área ou estabelecimento; e Ver tópico

VI - embargo de obra. Ver tópico

§ 1o As sanções administrativas serão suspensas tão logo sejam sanados os motivos que ensejaram a sua imposição. Ver tópico

§ 2o As sanções previstas nos incisos II e IV do caput deste artigo poderão ser aplicadas cumulativamente. Ver tópico

§ 3o As multas serão aplicadas de acordo com a gravidade da infração, respeitados os seguintes limites: Ver tópico

I - para multa simples, o mínimo de R$ 1.000,00 (mil reais) e o máximo de R$ 1.250.000,00 (um milhão, duzentos e cinquenta mil reais); e Ver tópico

II - para multa diária, o mínimo de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) e o máximo de R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais). Ver tópico

Art. 9o São circunstâncias que agravam as sanções previstas nesta Lei: Ver tópico

I - reincidência; Ver tópico

II - evidências de que o infrator, por incorrer em quaisquer das atitudes previstas no art. 7o desta Lei, colaborou para a ocorrência de acidente ou incidente aeronáutico resultante da colisão de aeronave com espécimes da fauna nas imediações de aeródromo. Ver tópico

Art. 10. A aplicação das sanções administrativas previstas nesta Lei é atribuição da autoridade municipal. Ver tópico

Art. 11. O montante auferido pela arrecadação de multas deverá ser empregado em atividades que concorram para a redução do risco de acidentes e incidentes aeronáuticos decorrentes da colisão de aeronaves com espécimes da fauna. Ver tópico

Art. 12. Esta Lei entra em vigor após decorridos 180 (cento e oitenta) dias de sua publicação oficial. Ver tópico

Brasília, 16 de outubro de 2012; 191o da Independência e 124o da República.

DILMA ROUSSEFF

Celso Luiz Nunes Amorim

Izabella Mônica Vieira Teixeira

Wagner Bittencourt de Oliveira

Este texto não substitui o publicado no DOU de 17.10.2012

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