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25 de maio de 2019

Decreto 7581/11 | Decreto nº 7.581, de 11 outubro de 2011

Publicado por Presidência da Republica (extraído pelo Jusbrasil) - 7 anos atrás

LEIAM 3 NÃO LEIAM

Regulamenta o Regime Diferenciado de Contratações Públicas - RDC, de que trata a Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011. (Redação dada pelo Decreto nº 8.251, de 2014) Ver tópico (2254 documentos)

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, e tendo em vista o disposto na Lei no 12.462, de 5 de agosto de 2011, DECRETA:

Art. 1o O Regime Diferenciado de Contratações Públicas - RDC, de que trata a Lei no 12.462, de 5 de agosto de 2011, fica regulamentado por este Decreto. Ver tópico (5 documentos)

Art. 1o O Regime Diferenciado de Contratações Públicas - RDC, de que trata a Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011, fica regulamentado por este Decreto. (Redação dada pelo Decreto nº 8.251, de 2014) Ver tópico (5 documentos)

TÍTULO I

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 2o O RDC aplica-se exclusivamente às licitações e contratos necessários à realização: Ver tópico (5 documentos)

I - dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, constantes da Carteira de Projetos Olímpicos a ser definida pela Autoridade Pública Olímpica - APO; Ver tópico (2 documentos)

II - da Copa das Confederações da Fedération Internationale de Football Association - FIFA 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014, definidos em instrumento próprio pelo Grupo Executivo da Copa do Mundo FIFA 2014 - GECOPA, vinculado ao Comitê Gestor da Copa do Mundo FIFA 2014 - CGCOPA; e Ver tópico (2 documentos)

III - de obras de infraestrutura e à contratação de serviços para os aeroportos das capitais dos Estados distantes até trezentos e cinquenta quilômetros das cidades sedes das competições referidas nos incisos I e II do caput. Ver tópico (2 documentos)

Parágrafo único. Nos casos de obras públicas necessárias à realização da Copa das Confederações da FIFA 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014, aplica-se o RDC às obras constantes da matriz de responsabilidade celebrada entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Ver tópico (3 documentos)

TÍTULO II

DO PROCEDIMENTO DA LICITAÇÃO

CAPÍTULO I

DAS VEDAÇÕES

Art. 3o É vedada a participação direta ou indireta nas licitações: Ver tópico (7 documentos)

I - da pessoa física ou jurídica que elaborar o projeto básico ou executivo correspondente; Ver tópico

II - da pessoa jurídica que participar de consórcio responsável pela elaboração do projeto básico ou executivo correspondente; Ver tópico (2 documentos)

III - da pessoa jurídica na qual o autor do projeto básico ou executivo seja administrador, sócio com mais de cinco por cento do capital votante, controlador, gerente, responsável técnico ou subcontratado; ou Ver tópico

IV - do servidor, empregado ou ocupante de cargo em comissão do órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação. Ver tópico

§ 1o Caso adotado o regime de contratação integrada: Ver tópico (7 documentos)

I - não se aplicam as vedações previstas nos incisos I, II e III do caput; e Ver tópico

II - é vedada a participação direta ou indireta nas licitações da pessoa física ou jurídica que elaborar o anteprojeto de engenharia. Ver tópico (7 documentos)

§ 2o O disposto no caput não impede, nas licitações para a contratação de obras ou serviços, a previsão de que a elaboração do projeto executivo constitua encargo do contratado, consoante preço previamente fixado pela administração pública. Ver tópico

§ 3o É permitida a participação das pessoas jurídicas de que tratam os incisos II e III do caput em licitação ou na execução do contrato como consultores ou técnicos, nas funções de fiscalização, supervisão ou gerenciamento, exclusivamente a serviço do órgão ou entidade pública interessados. Ver tópico

§ 4o Para fins do disposto neste artigo, considera-se participação indireta a existência de qualquer vínculo de natureza técnica, comercial, econômica, financeira ou trabalhista entre o autor do projeto, pessoa física ou jurídica, e o licitante ou responsável pelos serviços, fornecimentos e obras, incluindo-se o fornecimento de bens e serviços a estes necessários. Ver tópico (3 documentos)

§ 5o O disposto no § 4o aplica-se aos membros da comissão de licitação. Ver tópico

CAPÍTULO II

DA FASE INTERNA

Seção I

Dos atos preparatórios

Art. 4o Na fase interna a administração pública elaborará os atos e expedirá os documentos necessários para caracterização do objeto a ser licitado e para definição dos parâmetros do certame, tais como: Ver tópico (14 documentos)

I - justificativa da contratação e da adoção do RDC; Ver tópico (1 documento)

a) do objeto da contratação; Ver tópico

b) do orçamento e preço de referência, remuneração ou prêmio, conforme critério de julgamento adotado; Ver tópico (1 documento)

c) dos requisitos de conformidade das propostas; Ver tópico

d) dos requisitos de habilitação; Ver tópico

e) das cláusulas que deverão constar do contrato, inclusive as referentes a sanções e, quando for o caso, a prazos de fornecimento; e Ver tópico

f) do procedimento da licitação, com a indicação da forma de execução, do modo de disputa e do critério de julgamento; Ver tópico

III - justificativa técnica, com a devida aprovação da autoridade competente, no caso de adoção da inversão de fases prevista no parágrafo único do art. 14; Ver tópico

IV - justificativa para: Ver tópico (1 documento)

a) a fixação dos fatores de ponderação na avaliação das propostas técnicas e de preço, quando escolhido o critério de julgamento por técnica e preço; Ver tópico

b) a indicação de marca ou modelo; Ver tópico (1 documento)

c) a exigência de amostra; Ver tópico

d) a exigência de certificação de qualidade do produto ou do processo de fabricação; e Ver tópico

e) a exigência de carta de solidariedade emitida pelo fabricante; Ver tópico

V - indicação da fonte de recursos suficiente para a contratação; Ver tópico

VI - declaração de compatibilidade com o plano plurianual, no caso de investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro; Ver tópico (2 documentos)

VII - termo de referência que contenha conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar os serviços a serem contratados ou os bens a serem fornecidos; Ver tópico

VIII - projeto básico ou executivo para a contratação de obras e serviços de engenharia; Ver tópico

IX - justificativa da vantajosidade da divisão do objeto da licitação em lotes ou parcelas para aproveitar as peculiaridades do mercado e ampliar a competitividade, desde que a medida seja viável técnica e economicamente e não haja perda de economia de escala; Ver tópico

X - instrumento convocatório; Ver tópico

XI - minuta do contrato, quando houver; e Ver tópico

XII - ato de designação da comissão de licitação. Ver tópico (3 documentos)

Art. 5o O termo de referência, projeto básico ou projeto executivo poderá prever requisitos de sustentabilidade ambiental, além dos previstos na legislação aplicável. Ver tópico (2 documentos)

Seção II

Da Comissão de Licitação

Art. 6o As licitações serão processadas e julgadas por comissão permanente ou especial. Ver tópico (37 documentos)

§ 1o As comissões de que trata o caput serão compostas por, no mínimo, três membros tecnicamente qualificados, sendo a maioria deles servidores ou empregados públicos pertencentes aos quadros permanentes dos órgãos ou entidades responsáveis pela licitação. Ver tópico (7 documentos)

§ 2o Os membros da comissão de licitação responderão solidariamente por todos os atos praticados pela comissão, salvo se posição individual divergente estiver registrada na ata da reunião em que adotada a decisão. Ver tópico

Art. 7o São competências da comissão de licitação: Ver tópico (33 documentos)

I - elaborar as minutas dos editais e contratos ou utilizar minuta padrão elaborada pela Comissão do Catálogo Eletrônico de Padronização, e submetê-las ao órgão jurídico; Ver tópico (1 documento)

II - processar licitações, receber e responder a pedidos de esclarecimentos, receber e decidir as impugnações contra o instrumento convocatório; Ver tópico

III - receber, examinar e julgar as propostas conforme requisitos e critérios estabelecidos no instrumento convocatório; Ver tópico

IV - desclassificar propostas nas hipóteses previstas no art. 40; Ver tópico

V - receber e examinar os documentos de habilitação, declarando habilitação ou inabilitação de acordo com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório; Ver tópico (1 documento)

VI - receber recursos, apreciar sua admissibilidade e, se não reconsiderar a decisão, encaminhá-los à autoridade competente; Ver tópico (1 documento)

VII - dar ciência aos interessados das decisões adotadas nos procedimentos; Ver tópico

VIII - encaminhar os autos da licitação à autoridade competente para adjudicar o objeto, homologar a licitação e convocar o vencedor para a assinatura do contrato; Ver tópico (6 documentos)

IX - propor à autoridade competente a revogação ou a anulação da licitação; e Ver tópico

X - propor à autoridade competente a aplicação de sanções. Ver tópico

§ 1o É facultado à comissão de licitação, em qualquer fase da licitação, promover as diligências que entender necessárias. Ver tópico (4 documentos)

§ 2o É facultado à comissão de licitação, em qualquer fase da licitação, desde que não seja alterada a substância da proposta, adotar medidas de saneamento destinadas a esclarecer informações, corrigir impropriedades na documentação de habilitação ou complementar a instrução do processo. Ver tópico (10 documentos)

Seção III

Do instrumento convocatório

Art. 8o O instrumento convocatório definirá: Ver tópico (24 documentos)

I - o objeto da licitação; Ver tópico

II - a forma de execução da licitação, eletrônica ou presencial; Ver tópico

III - o modo de disputa, aberto, fechado ou com combinação, os critérios de classificação para cada etapa da disputa e as regras para apresentação de propostas e de lances; Ver tópico

IV - os requisitos de conformidade das propostas; Ver tópico

V - o prazo de apresentação de proposta pelos licitantes, que não poderá ser inferior ao previsto no art. 15 da Lei no 12.462, de 2011; Ver tópico

VI - os critérios de julgamento e os critérios de desempate; Ver tópico

VII - os requisitos de habilitação; Ver tópico

VIII - a exigência, quando for o caso: Ver tópico

a) de marca ou modelo; Ver tópico

b) de amostra; Ver tópico

c) de certificação de qualidade do produto ou do processo de fabricação; e Ver tópico

d) de carta de solidariedade emitida pelo fabricante; Ver tópico

IX - o prazo de validade da proposta; Ver tópico

X - os prazos e meios para apresentação de pedidos de esclarecimentos, impugnações e recursos; Ver tópico

XI - os prazos e condições para a entrega do objeto; Ver tópico (4 documentos)

XII - as formas, condições e prazos de pagamento, bem como o critério de reajuste, quando for o caso; Ver tópico (11 documentos)

XIII - a exigência de garantias e seguros, quando for o caso; Ver tópico

XIV - os critérios objetivos de avaliação do desempenho do contratado, bem como os requisitos da remuneração variável, quando for o caso; Ver tópico

XV - as sanções; Ver tópico

XVI - a opção pelo RDC; e Ver tópico

XVII - outras indicações específicas da licitação. Ver tópico

§ 1o Integram o instrumento convocatório, como anexos: Ver tópico

I - o termo de referência mencionado no inciso VII do caput do art. 4o, o projeto básico ou executivo, conforme o caso; Ver tópico

II - a minuta do contrato, quando houver; Ver tópico

III - o acordo de nível de serviço, quando for o caso; e Ver tópico

IV - as especificações complementares e as normas de execução. Ver tópico

§ 2o No caso de obras ou serviços de engenharia, o instrumento convocatório conterá ainda: Ver tópico (8 documentos)

I - o cronograma de execução, com as etapas necessárias à medição, ao monitoramento e ao controle das obras; Ver tópico (7 documentos)

II - a exigência de que os licitantes apresentem, em suas propostas, a composição analítica do percentual dos Benefícios e Despesas Indiretas - BDI e dos Encargos Sociais - ES, discriminando todas as parcelas que o compõem; e Ver tópico

II - a exigência de que os licitantes apresentem, em suas propostas, a composição analítica do percentual dos Benefícios e Despesas Indiretas - BDI e dos Encargos Sociais - ES, discriminando todas as parcelas que o compõem, exceto no caso da contratação integrada prevista no art. 9º da Lei nº 12.462, de 2011; e (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

III - a exigência de que o contratado conceda livre acesso aos seus documentos e registros contábeis, referentes ao objeto da licitação, para os servidores ou empregados do órgão ou entidade contratante e dos órgãos de controle interno e externo. Ver tópico (1 documento)

Art. 9o O orçamento previamente estimado para a contratação será tornado público apenas e imediatamente após a adjudicação do objeto, sem prejuízo da divulgação no instrumento convocatório do detalhamento dos quantitativos e das demais informações necessárias para a elaboração das propostas. Ver tópico (17 documentos)

§ 1o O orçamento previamente estimado estará disponível permanentemente aos órgãos de controle externo e interno. Ver tópico (3 documentos)

§ 2o O instrumento convocatório deverá conter: Ver tópico

I - o orçamento previamente estimado, quando adotado o critério de julgamento por maior desconto; Ver tópico

II - o valor da remuneração ou do prêmio, quando adotado o critério de julgamento por melhor técnica ou conteúdo artístico; e Ver tópico

III - o preço mínimo de arrematação, quando adotado o critério de julgamento por maior oferta. Ver tópico

Art. 10. A possibilidade de subcontratação de parte da obra ou dos serviços de engenharia deverá estar prevista no instrumento convocatório. Ver tópico (2 documentos)

§ 1o A subcontratação não exclui a responsabilidade do contratado perante a administração pública quanto à qualidade técnica da obra ou do serviço prestado. Ver tópico

§ 2o Quando permitida a subcontratação, o contratado deverá apresentar documentação do subcontratado que comprove sua habilitação jurídica, regularidade fiscal e a qualificação técnica necessária à execução da parcela da obra ou do serviço subcontratado. Ver tópico (1 documento)

Seção IV

Da publicação

Art. 11. A publicidade do instrumento convocatório, sem prejuízo da faculdade de divulgação direta aos fornecedores, cadastrados ou não, será realizada mediante: Ver tópico (8 documentos)

I - publicação de extrato do instrumento convocatório no Diário Oficial da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, conforme o caso, ou, no caso de consórcio público, do ente de maior nível entre eles, sem prejuízo da possibilidade de publicação em jornal diário de grande circulação; e Ver tópico

II - divulgação do instrumento convocatório em sítio eletrônico oficial centralizado de publicidade de licitações ou sítio mantido pelo órgão ou entidade responsável pelo procedimento licitatório. Ver tópico (3 documentos)

§ 1o O extrato do instrumento convocatório conterá a definição precisa, suficiente e clara do objeto, a indicação dos locais, dias e horários em que poderá ser consultada ou obtida a íntegra do instrumento convocatório, bem como o endereço onde ocorrerá a sessão pública, a data e hora de sua realização e a indicação de que a licitação, na forma eletrônica, será realizada por meio da internet. Ver tópico

§ 2o A publicação referida no inciso I do caput também poderá ser feita em sítios eletrônicos oficiais da administração pública, desde que certificados digitalmente por autoridade certificadora credenciada no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil. Ver tópico

§ 3o No caso de licitações cujo valor não ultrapasse R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) para obras ou R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) para bens e serviços, inclusive de engenharia, fica dispensada a publicação prevista no inciso I do caput. Ver tópico

§ 4o No caso de parcelamento do objeto, deverá ser considerado, para fins da aplicação do disposto no § 3o, o valor total da contratação. Ver tópico

§ 5o Eventuais modificações no instrumento convocatório serão divulgadas nos mesmos prazos dos atos e procedimentos originais, exceto quando a alteração não comprometer a formulação das propostas. Ver tópico (5 documentos)

Art. 12. Caberão pedidos de esclarecimento e impugnações ao instrumento convocatório nos prazos e conforme descrito no art. 45, inciso I do caput, da Lei no 12.462, de 2011. Ver tópico

CAPÍTULO III

DA FASE EXTERNA

Seção I

Disposições Gerais

Art. 13. As licitações deverão ser realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica. Ver tópico (7 documentos)

§ 1o Nos procedimentos sob a forma eletrônica, a administração pública poderá determinar, como condição de validade e eficácia, que os licitantes pratiquem seus atos em formato eletrônico. Ver tópico

§ 2o As licitações sob a forma eletrônica poderão ser processadas por meio do sistema eletrônico utilizado para a modalidade pregão, de que trata o Decreto no 5.450, de 31 de maio de 2005. Ver tópico (1 documento)

Art. 14. Após a publicação do instrumento convocatório inicia-se a fase de apresentação de propostas ou lances. Ver tópico

Parágrafo único. A fase de habilitação poderá, desde que previsto no instrumento convocatório, anteceder à fase de apresentação de propostas ou lances. Ver tópico

Seção II

Da Apresentação das Propostas ou Lances

Subseção I

Art. 15. As licitações poderão adotar os modos de disputa aberto, fechado ou combinado. Ver tópico

Art. 16. Os licitantes deverão apresentar na abertura da sessão pública declaração de que atendem aos requisitos de habilitação. Ver tópico

§ 1o Os licitantes que se enquadrem como microempresa ou empresa de pequeno porte deverão apresentar também declaração de seu enquadramento. Ver tópico

§ 2o Nas licitações sob a forma eletrônica, constará do sistema a opção para apresentação pelos licitantes das declarações de que trata este artigo. Ver tópico

§ 3o Os licitantes, nas sessões públicas, deverão ser previamente credenciados para oferta de lances nos termos do art. 19. Ver tópico

Art. 17. A comissão de licitação verificará a conformidade das propostas com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório quanto ao objeto e ao preço. Ver tópico

Parágrafo único. Serão imediatamente desclassificados, mediante decisão motivada, os licitantes cujas propostas não estejam em conformidade com os requisitos. Ver tópico

Subseção II

Art. 18. No modo de disputa aberto, os licitantes apresentarão suas propostas em sessão pública por meio de lances públicos e sucessivos, crescentes ou decrescentes, conforme o critério de julgamento adotado. Ver tópico (13 documentos)

Parágrafo único. O instrumento convocatório poderá estabelecer intervalo mínimo de diferença de valores entre os lances. Ver tópico (8 documentos)

Parágrafo único. O instrumento convocatório poderá estabelecer intervalo mínimo de diferença de valores entre os lances, que incidirá tanto em relação aos lances intermediários quanto em relação à proposta que cobrir a melhor oferta. (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (8 documentos)

Art. 19. Caso a licitação de modo de disputa aberto seja realizada sob a forma presencial, serão adotados, adicionalmente, os seguintes procedimentos: Ver tópico (6 documentos)

I - as propostas iniciais serão classificadas de acordo com a ordem de vantajosidade; Ver tópico

II - a comissão de licitação convidará individual e sucessivamente os licitantes, de forma sequencial, a apresentar lances verbais, a partir do autor da proposta menos vantajosa, seguido dos demais; e Ver tópico

III - a desistência do licitante em apresentar lance verbal, quando convocado, implicará sua exclusão da etapa de lances verbais e a manutenção do último preço por ele apresentado, para efeito de ordenação das propostas. Ver tópico (1 documento)

III - a desistência do licitante em apresentar lance verbal, quando convocado, implicará sua exclusão da etapa de lances verbais e a manutenção do último preço por ele apresentado, para efeito de ordenação das propostas, exceto no caso de ser o detentor da melhor proposta, hipótese em que poderá apresentar novos lances sempre que esta for coberta, observado o disposto no parágrafo único do art. 18. (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (1 documento)

Art. 20. O instrumento convocatório poderá estabelecer a possibilidade de apresentação de lances intermediários pelos licitantes durante a disputa aberta. Ver tópico (8 documentos)

Parágrafo único. São considerados intermediários os lances: Ver tópico

I - iguais ou inferiores ao maior já ofertado, mas superiores ao último lance dado pelo próprio licitante, quando adotado o julgamento pelo critério da maior oferta de preço; ou Ver tópico

II - iguais ou superiores ao menor já ofertado, mas inferiores ao último lance dado pelo próprio licitante, quando adotados os demais critérios de julgamento. Ver tópico

Art. 21. Após a definição da melhor proposta, se a diferença em relação à proposta classificada em segundo lugar for de pelo menos dez por cento, a comissão de licitação poderá admitir o reinício da disputa aberta, nos termos estabelecidos no instrumento convocatório, para a definição das demais colocações. Ver tópico (5 documentos)

§ 1o Após o reinício previsto no caput, os licitantes serão convocados a apresentar lances. Ver tópico

§ 2o Os licitantes poderão apresentar lances nos termos do parágrafo único do art. 20. Ver tópico (1 documento)

§ 3o Os lances iguais serão classificados conforme a ordem de apresentação. Ver tópico

Subseção III

Art. 22. No modo de disputa fechado, as propostas apresentadas pelos licitantes serão sigilosas até a data e hora designadas para sua divulgação. Ver tópico (3 documentos)

Parágrafo único. No caso de licitação presencial, as propostas deverão ser apresentadas em envelopes lacrados, abertos em sessão pública e ordenadas conforme critério de vantajosidade. Ver tópico (2 documentos)

Subseção IV

Art. 23. O instrumento convocatório poderá estabelecer que a disputa seja realizada em duas etapas, sendo a primeira eliminatória. Ver tópico (2 documentos)

Art. 24. Os modos de disputa poderão ser combinados da seguinte forma: Ver tópico (3 documentos)

I - caso o procedimento se inicie pelo modo de disputa fechado, serão classificados para a etapa subsequente os licitantes que apresentarem as três melhores propostas, iniciando-se então a disputa aberta com a apresentação de lances sucessivos, nos termos dos arts. 18 e 19; e Ver tópico

II - caso o procedimento se inicie pelo modo de disputa aberto, os licitantes que apresentarem as três melhores propostas oferecerão propostas finais, fechadas. Ver tópico

Seção III

Do julgamento das propostas

Subseção I

Art. 25. Poderão ser utilizados como critérios de julgamento: Ver tópico

I - menor preço ou maior desconto; Ver tópico

II - técnica e preço; Ver tópico

III - melhor técnica ou conteúdo artístico; Ver tópico

IV - maior oferta de preço; ou Ver tópico

V - maior retorno econômico. Ver tópico

§ 1o O julgamento das propostas observará os parâmetros definidos no instrumento convocatório, sendo vedado computar vantagens não previstas, inclusive financiamentos subsidiados ou a fundo perdido. Ver tópico

§ 2o O julgamento das propostas deverá observar a margem de preferência prevista no art. 3o da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, observado o disposto no Decreto no 7.546, de 2 de agosto de 2011. Ver tópico

Subseção II

Art. 26. O critério de julgamento pelo menor preço ou maior desconto considerará o menor dispêndio para a administração pública, atendidos os parâmetros mínimos de qualidade definidos no instrumento convocatório. Ver tópico

§ 1o Os custos indiretos, relacionados às despesas de manutenção, utilização, reposição, depreciação e impacto ambiental, entre outros fatores, poderão ser considerados para a definição do menor dispêndio, sempre que objetivamente mensuráveis, conforme parâmetros definidos no instrumento convocatório. Ver tópico

§ 2o Parâmetros adicionais de mensuração de custos indiretos poderão ser estabelecidos em ato do Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ver tópico

Art. 27. O critério de julgamento por maior desconto utilizará como referência o preço total estimado, fixado pelo instrumento convocatório. Ver tópico (3 documentos)

Parágrafo único. No caso de obras ou serviços de engenharia, o percentual de desconto apresentado pelos licitantes incidirá linearmente sobre os preços de todos os itens do orçamento estimado constante do instrumento convocatório. Ver tópico (3 documentos)

Subseção III

Art. 28. O critério de julgamento pela melhor combinação de técnica e preço será utilizado exclusivamente nas licitações destinadas a contratar objeto: Ver tópico (4 documentos)

I - de natureza predominantemente intelectual e de inovação tecnológica ou técnica; ou Ver tópico

II - que possa ser executado com diferentes metodologias ou tecnologias de domínio restrito no mercado, pontuando-se as vantagens e qualidades oferecidas para cada produto ou solução. Ver tópico (2 documentos)

Parágrafo único. Será escolhido o critério de julgamento a que se refere o caput quando a avaliação e a ponderação da qualidade técnica das propostas que superarem os requisitos mínimos estabelecidos no instrumento convocatório forem relevantes aos fins pretendidos. Ver tópico

Art. 29. No julgamento pelo critério de melhor combinação de técnica e preço, deverão ser avaliadas e ponderadas as propostas técnicas e de preço apresentadas pelos licitantes, segundo fatores de ponderação objetivos previstos no instrumento convocatório. Ver tópico

§ 1o O fator de ponderação mais relevante será limitado a setenta por cento. Ver tópico

§ 2o Poderão ser utilizados parâmetros de sustentabilidade ambiental para a pontuação das propostas técnicas. Ver tópico

§ 3o O instrumento convocatório estabelecerá pontuação mínima para as propostas técnicas, cujo não atingimento implicará desclassificação. Ver tópico

Subseção IV

Art. 30. O critério de julgamento pela melhor técnica ou pelo melhor conteúdo artístico poderá ser utilizado para a contratação de projetos e trabalhos de natureza técnica, científica ou artística, incluídos os projetos arquitetônicos e excluídos os projetos de engenharia. Ver tópico

Art. 31. O critério de julgamento pela melhor técnica ou pelo melhor conteúdo artístico considerará exclusivamente as propostas técnicas ou artísticas apresentadas pelos licitantes, segundo parâmetros objetivos inseridos no instrumento convocatório. Ver tópico

§ 1o O instrumento convocatório definirá o prêmio ou a remuneração que será atribuída ao vencedor. Ver tópico

§ 2o Poderão ser utilizados parâmetros de sustentabilidade ambiental para a pontuação das propostas nas licitações para contratação de projetos. Ver tópico

§ 3o O instrumento convocatório poderá estabelecer pontuação mínima para as propostas, cujo não atingimento implicará desclassificação. Ver tópico

Art. 32. Nas licitações que adotem o critério de julgamento pelo melhor conteúdo artístico a comissão de licitação será auxiliada por comissão especial integrada por, no mínimo, três pessoas de reputação ilibada e notório conhecimento da matéria em exame, que podem ser servidores públicos. Ver tópico

Parágrafo único. Os membros da comissão especial a que se refere o caput responderão por todos os atos praticados, salvo se posição individual divergente estiver registrada na ata da reunião em que adotada a decisão. Ver tópico

Subseção V

Art. 33. O critério de julgamento pela maior oferta de preço será utilizado no caso de contratos que resultem em receita para a administração pública. Ver tópico

§ 1o Poderá ser dispensado o cumprimento dos requisitos de qualificação técnica e econômico-financeira. Ver tópico

§ 2o Poderá ser requisito de habilitação a comprovação do recolhimento de quantia como garantia, limitada a cinco por cento do valor mínimo de arrematação. Ver tópico

§ 3o Na hipótese do § 2o, o licitante vencedor perderá a quantia em favor da administração pública caso não efetue o pagamento devido no prazo estipulado. Ver tópico

Art. 34. Os bens e direitos a serem licitados pelo critério previsto no art. 33 serão previamente avaliados para fixação do valor mínimo de arrematação. Ver tópico

Art. 35. Os bens e direitos arrematados serão pagos à vista, em até um dia útil contado da data da assinatura da ata lavrada no local do julgamento ou da data de notificação. Ver tópico

§ 1o O instrumento convocatório poderá prever que o pagamento seja realizado mediante entrada em percentual não inferior a cinco por cento, no prazo referido no caput, com pagamento do restante no prazo estipulado no mesmo instrumento, sob pena de perda em favor da administração pública do valor já recolhido. Ver tópico

§ 2o O instrumento convocatório estabelecerá as condições para a entrega do bem ao arrematante. Ver tópico

Subseção VI

Art. 36. No critério de julgamento pelo maior retorno econômico as propostas serão consideradas de forma a selecionar a que proporcionar a maior economia para a administração pública decorrente da execução do contrato. Ver tópico

§ 1o O critério de julgamento pelo maior retorno econômico será utilizado exclusivamente para a celebração de contrato de eficiência. Ver tópico

§ 2o O contrato de eficiência terá por objeto a prestação de serviços, que poderá incluir a realização de obras e o fornecimento de bens, com o objetivo de proporcionar economia ao órgão ou entidade contratante, na forma de redução de despesas correntes. Ver tópico

§ 3o O instrumento convocatório deverá prever parâmetros objetivos de mensuração da economia gerada com a execução do contrato, que servirá de base de cálculo da remuneração devida ao contratado. Ver tópico

§ 4o Para efeito de julgamento da proposta, o retorno econômico é o resultado da economia que se estima gerar com a execução da proposta de trabalho, deduzida a proposta de preço. Ver tópico

Art. 37. Nas licitações que adotem o critério de julgamento pelo maior retorno econômico, os licitantes apresentarão: Ver tópico

I - proposta de trabalho, que deverá contemplar: Ver tópico

a) as obras, serviços ou bens, com respectivos prazos de realização ou fornecimento; e Ver tópico

b) a economia que se estima gerar, expressa em unidade de medida associada à obra, bem ou serviço e expressa em unidade monetária; e Ver tópico

II - proposta de preço, que corresponderá a um percentual sobre a economia que se estima gerar durante determinado período, expressa em unidade monetária. Ver tópico

Subseção VII

Art. 38. Nos termos da Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006, considera-se empate aquelas situações em que a proposta apresentada pela microempresa ou empresa de pequeno porte seja igual ou até dez por cento superior à proposta mais bem classificada. Ver tópico

§ 1o Nas situações descritas no caput, a microempresa ou empresa de pequeno porte que apresentou proposta mais vantajosa poderá apresentar nova proposta de preço inferior à proposta mais bem classificada. Ver tópico

§ 2o Caso não seja apresentada a nova proposta de que trata o § 1o, as demais microempresas ou empresas de pequeno porte licitantes com propostas até dez por cento superiores à proposta mais bem classificada serão convidadas a exercer o mesmo direito, conforme a ordem de vantajosidade de suas propostas. Ver tópico

Art. 39. Nas licitações em que após o exercício de preferência de que trata o art. 38 esteja configurado empate em primeiro lugar, será realizada disputa final entre os licitantes empatados, que poderão apresentar nova proposta fechada, conforme estabelecido no instrumento convocatório. Ver tópico

§ 1o Mantido o empate após a disputa final de que trata o caput, as propostas serão ordenadas segundo o desempenho contratual prévio dos respectivos licitantes, desde que haja sistema objetivo de avaliação instituído. Ver tópico

§ 2o Caso a regra prevista no § 1o não solucione o empate, será dada preferência: Ver tópico

I - em se tratando de bem ou serviço de informática e automação, nesta ordem: Ver tópico

a) aos bens e serviços com tecnologia desenvolvida no País; Ver tópico

b) aos bens e serviços produzidos de acordo com o processo produtivo básico definido pelo Decreto no 5.906, de 26 de setembro de 2006; Ver tópico

c) produzidos no País; Ver tópico

d) produzidos ou prestados por empresas brasileiras; e Ver tópico

e) produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País; ou Ver tópico

II - em se tratando de bem ou serviço não abrangido pelo inciso I do § 2o, nesta ordem: Ver tópico

a) produzidos no País; Ver tópico

b) produzidos ou prestados por empresas brasileiras; e Ver tópico

c) produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País. Ver tópico

§ 3o Caso a regra prevista no § 2o não solucione o empate, será realizado sorteio. Ver tópico

Subseção VIII

Art. 40. Na verificação da conformidade da melhor proposta apresentada com os requisitos do instrumento convocatório, será desclassificada aquela que: Ver tópico (28 documentos)

I - contenha vícios insanáveis; Ver tópico

II - não obedeça às especificações técnicas previstas no instrumento convocatório; Ver tópico

III - apresente preço manifestamente inexequível ou permaneça acima do orçamento estimado para a contratação, inclusive nas hipóteses previstas no caput do art. 9o; Ver tópico (2 documentos)

IV - não tenha sua exequibilidade demonstrada, quando exigido pela administração pública; ou Ver tópico (4 documentos)

V - apresente desconformidade com quaisquer outras exigências do instrumento convocatório, desde que insanável. Ver tópico

§ 1o A comissão de licitação poderá realizar diligências para aferir a exequibilidade da proposta ou exigir do licitante que ela seja demonstrada. Ver tópico (2 documentos)

§ 2o Nas licitações de obras ou serviços de engenharia, o licitante da melhor proposta apresentada deverá reelaborar e apresentar à comissão de licitação, por meio eletrônico, conforme prazo estabelecido no instrumento convocatório, planilha com os valores adequados ao lance vencedor, em que deverá constar: Ver tópico (12 documentos)

§ 2º Com exceção da contratação integrada prevista no art. 9º da Lei nº 12.462, de 2011, nas licitações de obras ou serviços de engenharia, o licitante da melhor proposta apresentada deverá reelaborar e apresentar à comissão de licitação, por meio eletrônico, conforme prazo estabelecido no instrumento convocatório, planilha com os valores adequados ao lance vencedor, em que deverá constar: (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (12 documentos)

a) indicação dos quantitativos e dos custos unitários, vedada a utilização de unidades genéricas ou indicadas como verba; Ver tópico

b) composição dos custos unitários quando diferirem daqueles constantes dos sistemas de referências adotados nas licitações; e Ver tópico

c) detalhamento das Bonificações e Despesas Indiretas - BDI e dos Encargos Sociais - ES. Ver tópico

§ 3º No caso da contratação integrada prevista no art. 9º da Lei nº 12.462, de 2011, o licitante que ofertou a melhor proposta deverá apresentar o valor do lance vencedor distribuído pelas etapas do cronograma físico, definido no ato de convocação e compatível com o critério de aceitabilidade por etapas previsto no § 5º do art. 42. (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (5 documentos)

§ 4º Salvo quando aprovado relatório técnico conforme previsto no § 2º, II, e § 4º, II, do art. 42, o licitante da melhor proposta deverá adequar os custos unitários ou das etapas propostos aos limites previstos nos § 2º, § 4º ou Ver tópico

§ 5º do art. 42, sem alteração do valor global da proposta, sob pena de aplicação do art. 62. (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

Art. 41. Nas licitações de obras e serviços de engenharia, consideram-se inexequíveis as propostas com valores globais inferiores a setenta por cento do menor dos seguintes valores: Ver tópico (8 documentos)

I - média aritmética dos valores das propostas superiores a cinquenta por cento do valor do orçamento estimado pela administração pública, ou Ver tópico

II - valor do orçamento estimado pela administração pública. Ver tópico

§ 1o A administração deverá conferir ao licitante a oportunidade de demonstrar a exequibilidade da sua proposta. Ver tópico

§ 2o Na hipótese de que trata o § 1o, o licitante deverá demonstrar que o valor da proposta é compatível com a execução do objeto licitado no que se refere aos custos dos insumos e aos coeficientes de produtividade adotados nas composições de custos unitários. Ver tópico

§ 3o A análise de exequibilidade da proposta não considerará materiais e instalações a serem fornecidos pelo licitante em relação aos quais ele renuncie a parcela ou à totalidade da remuneração, desde que a renúncia esteja expressa na proposta. Ver tópico

Art. 42. Nas licitações de obras e serviços de engenharia, a economicidade da proposta será aferida com base nos custos globais e unitários. Ver tópico (23 documentos)

§ 1o O valor global da proposta não poderá superar o orçamento estimado pela administração pública com base nos parâmetros previstos no §§ 3o, 4o ou 6o do art. 8o da Lei no 12.462, de 2011. Ver tópico (2 documentos)

§ 1º O valor global da proposta não poderá superar o orçamento estimado pela administração pública, com base nos parâmetros previstos nos §§ 3o, 4o ou 6o do art. 8o da Lei no 12.462, de 2011, e, no caso da contratação integrada, na forma estabelecida no art. 9°, Ver tópico (2 documentos)

§ 2º, inciso II, da Lei nº 12.462, de 2011. (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (4 documentos)

§ 2o No caso de adoção do regime de empreitada por preço unitário ou de contratação por tarefa, os custos unitários dos itens materialmente relevantes das propostas não podem exceder os custos unitários estabelecidos no orçamento estimado pela administração pública, observadas as seguintes condições: Ver tópico (4 documentos)

I - serão considerados itens materialmente relevantes aqueles que representem pelo menos oitenta por cento do valor total do orçamento estimado ou sejam considerados essenciais à funcionalidade da obra ou do serviço de engenharia; e Ver tópico

II - em situações especiais, devidamente comprovadas pelo licitante em relatório técnico circunstanciado aprovado pela administração pública, poderão ser aceitos custos unitários superiores àqueles constantes do orçamento estimado em relação aos itens materialmente relevantes. Ver tópico

I - serão considerados itens materialmente relevantes aqueles de maior impacto no valor total da proposta e que, somados, representem pelo menos oitenta por cento do valor total do orçamento estimado ou que sejam considerados essenciais à funcionalidade da obra ou do serviço de engenharia; e (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

II - em situações especiais, devidamente comprovadas pelo licitante em relatório técnico circunstanciado aprovado pela administração pública, poderão ser aceitos custos unitários superiores àqueles constantes do orçamento estimado em relação aos itens materialmente relevantes, sem prejuízo da avaliação dos órgãos de controle, dispensada a compensação em qualquer outro serviço do orçamento de referência; (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

§ 3o Se o relatório técnico de que trata o inciso II do §2o não for aprovado pela administração pública, aplica-se o disposto no art. 62, salvo se o licitante apresentar nova proposta, com adequação dos custos unitários propostos aos limites previstos no §2o, sem alteração do valor global da proposta. Ver tópico

§ 4o No caso de adoção do regime de empreitada por preço global ou de empreitada integral, serão observadas as seguintes condições: Ver tópico (9 documentos)

I - no cálculo do valor da proposta, poderão ser utilizados custos unitários diferentes daqueles previstos nos §§ 3o, 4o ou 6o do art. 8o da Lei no 12.462, de 2011, desde que o valor global da proposta e o valor de cada etapa prevista no cronograma físico-financeiro seja igual ou inferior ao valor calculado a partir do sistema de referência utilizado; Ver tópico (1 documento)

II - em situações especiais, devidamente comprovadas pelo licitante em relatório técnico circunstanciado, aprovado pela administração pública, os valores das etapas do cronograma físico-financeiro poderão exceder o limite fixado no inciso I; e Ver tópico (1 documento)

III - as alterações contratuais sob alegação de falhas ou omissões em qualquer das peças, orçamentos, plantas, especificações, memoriais ou estudos técnicos preliminares do projeto básico não poderão ultrapassar, no seu conjunto, dez por cento do valor total do contrato. Ver tópico (9 documentos)

§ 5o O orçamento estimado das obras e serviços de engenharia será aquele resultante da composição dos custos unitários diretos do sistema de referência utilizado, acrescida do percentual de BDI de referência. Ver tópico (4 documentos)

§ 6o A diferença percentual entre o valor global do contrato e o obtido a partir dos custos unitários do orçamento estimado pela administração pública não poderá ser reduzida, em favor do contratado, em decorrência de aditamentos contratuais que modifiquem a composição orçamentária. Ver tópico

§ 5º No caso de adoção do regime de contratação integrada, deverão ser previstos no instrumento convocatório critérios de aceitabilidade por etapa, estabelecidos de acordo com o orçamento estimado na forma prevista no art. 9º da Lei nº 12.462, de 2011, e compatíveis com o cronograma físico do objeto licitado. (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (4 documentos)

§ 6º O orçamento estimado das obras e serviços de engenharia será aquele resultante da composição dos custos unitários diretos do sistema de referência utilizado, acrescida do percentual de BDI de referência, ressalvado o disposto no art. 9º da Lei nº 12.462, de 2011, para o regime de contratação integrada. (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

§ 7º A diferença percentual entre o valor global do contrato e o valor obtido a partir dos custos unitários do orçamento estimado pela administração pública não poderá ser reduzida, em favor do contratado, em decorrência de aditamentos contratuais que modifiquem a composição orçamentária. (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (3 documentos)

Art. 43. Após o encerramento da fase de apresentação de propostas, a comissão de licitação classificará as propostas por ordem decrescente de vantajosidade. Ver tópico (19 documentos)

§ 1o Quando a proposta do primeiro classificado estiver acima do orçamento estimado, a comissão de licitação poderá negociar com o licitante condições mais vantajosas. Ver tópico (8 documentos)

§ 2o A negociação de que trata o § 1o poderá ser feita com os demais licitantes, segundo a ordem de classificação, quando o primeiro colocado, após a negociação, for desclassificado por sua proposta permanecer superior ao orçamento estimado. Ver tópico (6 documentos)

§ 3º Encerrada a etapa competitiva do processo, poderão ser divulgados os custos dos itens ou das etapas do orçamento estimado que estiverem abaixo dos custos ou das etapas ofertados pelo licitante da melhor proposta, para fins de reelaboração da planilha com os valores adequados ao lance vencedor, na forma prevista no art. 40, § 2º. (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

Art. 44. Encerrado o julgamento, será disponibilizada a respectiva ata, com a ordem de classificação das propostas. Ver tópico

Seção IV

Da Habilitação

Art. 45. Nas licitações regidas pelo RDC será aplicado, no que couber, o disposto nos arts. 27 a 33 da Lei no 8.666, de 1993. Ver tópico (5 documentos)

Art. 46. Será exigida a apresentação dos documentos de habilitação apenas pelo licitante classificado em primeiro lugar. Ver tópico (1 documento)

§ 1o Poderá haver substituição parcial ou total dos documentos por certificado de registro cadastral e certificado de pré-qualificação, nos termos do instrumento convocatório. Ver tópico

§ 2o Em caso de inabilitação, serão requeridos e avaliados os documentos de habilitação dos licitantes subsequentes, por ordem de classificação. Ver tópico

Art. 47. O instrumento convocatório definirá o prazo para a apresentação dos documentos de habilitação. Ver tópico (1 documento)

Art. 48. Quando utilizado o critério de julgamento pela maior oferta de preço, nas licitações destinadas à alienação, a qualquer título, dos bens e direitos da administração pública, os requisitos de qualificação técnica e econômico-financeira poderão ser dispensados, se substituídos pela comprovação do recolhimento de quantia como garantia, limitada a cinco por cento do valor mínimo de arrematação. Ver tópico

Parágrafo único. O disposto no caput não dispensa os licitantes da apresentação dos demais documentos exigidos para a habilitação. Ver tópico

Art. 49. Em qualquer caso, os documentos relativos à regularidade fiscal poderão ser exigidos em momento posterior ao julgamento das propostas, apenas em relação ao licitante mais bem classificado. Ver tópico

Art. 50. Caso ocorra a inversão de fases prevista no parágrafo único do art. 14: Ver tópico

I - os licitantes apresentarão simultaneamente os documentos de habilitação e as propostas; Ver tópico

II - serão verificados os documentos de habilitação de todos os licitantes; e Ver tópico

III - serão julgadas apenas as propostas dos licitantes habilitados. Ver tópico

Seção V

Da Participação em Consórcio

Art. 51. Quando permitida a participação na licitação de pessoas jurídicas organizadas em consórcio, serão observadas as seguintes condições: Ver tópico (54 documentos)

I - comprovação do compromisso público ou particular de constituição de consórcio, subscrito pelos consorciados; Ver tópico

II - indicação da pessoa jurídica responsável pelo consórcio, que deverá atender às condições de liderança fixadas no instrumento convocatório; Ver tópico (2 documentos)

III - apresentação dos documentos exigidos no instrumento convocatório quanto a cada consorciado, admitindo-se, para efeito de qualificação técnica, o somatório dos quantitativos de cada consorciado; Ver tópico (7 documentos)

IV - comprovação de qualificação econômico-financeira, mediante: Ver tópico (2 documentos)

a) apresentação do somatório dos valores de cada consorciado, na proporção de sua respectiva participação, podendo a administração pública estabelecer, para o consórcio, um acréscimo de até trinta por cento dos valores exigidos para licitante individual; e Ver tópico (2 documentos)

b) demonstração, por cada consorciado, do atendimento aos requisitos contábeis definidos no instrumento convocatório; e Ver tópico

V - impedimento de participação de consorciado, na mesma licitação, em mais de um consórcio ou isoladamente. Ver tópico

§ 1o O instrumento convocatório deverá exigir que conste cláusula de responsabilidade solidária: Ver tópico

I - no compromisso de constituição de consórcio a ser firmado pelos licitantes; e Ver tópico

II - no contrato a ser celebrado pelo consórcio vencedor. Ver tópico

§ 2o No consórcio de empresas brasileiras e estrangeiras, a liderança caberá, obrigatoriamente, à empresa brasileira, observado o disposto no inciso II do caput. Ver tópico

§ 3o O licitante vencedor fica obrigado a promover, antes da celebração do contrato, a constituição e o registro do consórcio, nos termos do compromisso referido no inciso I do caput. Ver tópico (2 documentos)

§ 4o A substituição de consorciado deverá ser expressamente autorizada pelo órgão ou entidade contratante. Ver tópico (7 documentos)

§ 5o O instrumento convocatório poderá, no interesse da administração pública, fixar a quantidade máxima de pessoas jurídicas organizadas por consórcio. Ver tópico (7 documentos)

§ 6o O acréscimo previsto na alínea “a” do inciso IV do caput não será aplicável aos consórcios compostos, em sua totalidade, por microempresas e empresas de pequeno porte. Ver tópico

Seção VI

Dos Recursos

Art. 52. Haverá fase recursal única, após o término da fase de habilitação. Ver tópico (4 documentos)

Art. 53. Os licitantes que desejarem recorrer em face dos atos do julgamento da proposta ou da habilitação deverão manifestar imediatamente, após o término de cada sessão, a sua intenção de recorrer, sob pena de preclusão. Ver tópico (17 documentos)

Parágrafo único. Nas licitações sob a forma eletrônica, a manifestação de que trata o caput deve ser efetivada em campo próprio do sistema. Ver tópico

Art. 54. As razões dos recursos deverão ser apresentadas no prazo de cinco dias úteis contado a partir da data da intimação ou da lavratura da ata, conforme o caso. Ver tópico (82 documentos)

§ 1o O prazo para apresentação de contrarrazões será de cinco dias úteis e começará imediatamente após o encerramento do prazo a que se refere o caput. Ver tópico (2 documentos)

§ 2o É assegurado aos licitantes obter vista dos elementos dos autos indispensáveis à defesa de seus interesses. Ver tópico

Art. 55. Na contagem dos prazos estabelecidos no art. 54, exclui-se o dia do início e inclui-se o do vencimento. Ver tópico

Parágrafo único. Os prazos se iniciam e expiram exclusivamente em dia útil no âmbito do órgão ou entidade responsável pela licitação. Ver tópico

Art. 56. O recurso será dirigido à autoridade superior, por intermédio da autoridade que praticou o ato recorrido, que apreciará sua admissibilidade, cabendo a esta reconsiderar sua decisão no prazo de cinco dias úteis ou, nesse mesmo prazo, fazê-lo subir, devidamente informado, devendo, neste caso, a decisão do recurso ser proferida dentro do prazo de cinco dias úteis, contado do seu recebimento, sob pena de apuração de responsabilidade. Ver tópico (79 documentos)

Art. 57. O acolhimento de recurso implicará invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento. Ver tópico (4 documentos)

Art. 58. No caso da inversão de fases prevista no parágrafo único do art. 14, os licitantes poderão apresentar recursos após a fase de habilitação e após a fase de julgamento das propostas. Ver tópico (1 documento)

Seção VII

Do Encerramento

Art. 59. Finalizada a fase recursal, a administração pública poderá negociar condições mais vantajosas com o primeiro colocado. Ver tópico (13 documentos)

Art. 60. Exaurida a negociação prevista no art. 59, o procedimento licitatório será encerrado e os autos encaminhados à autoridade superior, que poderá: Ver tópico (44 documentos)

I - determinar o retorno dos autos para saneamento de irregularidades que forem supríveis; Ver tópico (1 documento)

II - anular o procedimento, no todo ou em parte, por vício insanável; Ver tópico

III - revogar o procedimento por motivo de conveniência e oportunidade; ou Ver tópico (3 documentos)

IV - adjudicar o objeto, homologar a licitação e convocar o licitante vencedor para a assinatura do contrato, preferencialmente em ato único. Ver tópico (32 documentos)

§ 1o As normas referentes a anulação e revogação de licitações previstas no art. 49 da Lei no 8.666, de 1993, aplicam-se às contratações regidas pelo RDC. Ver tópico (3 documentos)

§ 2o Caberá recurso no prazo de cinco dias úteis contado a partir da data da anulação ou revogação da licitação, observado o disposto nos arts. 53 a 57, no que couber. Ver tópico (3 documentos)

Art. 61. Convocado para assinar o termo de contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, o interessado deverá observar os prazos e condições estabelecidos, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas em lei. Ver tópico

Art. 62. É facultado à administração pública, quando o convocado não assinar o termo de contrato, ou não aceitar ou retirar o instrumento equivalente, no prazo e condições estabelecidos: Ver tópico

I - revogar a licitação, sem prejuízo da aplicação das cominações previstas na Lei no 8.666, de 1993, e neste Decreto; ou Ver tópico

II - convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a celebração do contrato nas condições ofertadas pelo licitante vencedor. Ver tópico

Parágrafo único. Na hipótese de nenhum dos licitantes aceitar a contratação nos termos do inciso II do caput, a administração pública poderá convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a celebração do contrato nas condições ofertadas por estes, desde que o valor seja igual ou inferior ao orçamento estimado para a contratação, inclusive quanto aos preços atualizados, nos termos do instrumento convocatório. Ver tópico

TÍTULO III

Dos Contratos e de sua execução

Art. 63. Os contratos administrativos celebrados serão regidos pela Lei no 8.666, de 1993, com exceção das regras específicas previstas na Lei no 12.462, de 2011, e neste Decreto. Ver tópico (11 documentos)

Art. 64. Os contratos para a execução das obras previstas no plano plurianual poderão ser firmados pelo período nele compreendido, observado o disposto no caput do art. 57 da Lei no 8.666, de 1993. Ver tópico (3 documentos)

Art. 65. Na hipótese do inciso II do caput do art. 57 da Lei no 8.666, de 1993, os contratos regidos por este Decreto poderão ter sua vigência estabelecida até a data da extinção da APO. Ver tópico (2 documentos)

Art. 66. Nos contratos de obras e serviços de engenharia, a execução de cada etapa será precedida de projeto executivo para a etapa e da conclusão e aprovação, pelo órgão ou entidade contratante, dos trabalhos relativos às etapas anteriores. Ver tópico (17 documentos)

Parágrafo único. O projeto executivo de etapa posterior poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços de etapa anterior, desde que autorizado pelo órgão ou entidade contratante. Ver tópico

§ 1º O projeto executivo de etapa posterior poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços de etapa anterior, desde que autorizado pelo órgão ou entidade contratante. (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

§ 2º No caso da contratação integrada prevista no art. 9º da Lei nº 12.462, de 2011, a análise e a aceitação do projeto deverá limitar-se a sua adequação técnica em relação aos parâmetros definidos no instrumento convocatório, em conformidade com o art. 74, devendo ser assegurado que as parcelas desembolsadas observem ao cronograma financeiro apresentado na forma do art. 40, Ver tópico (16 documentos)

§ 3º. (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

§ 3º A aceitação a que se refere o § 2º não enseja a assunção de qualquer responsabilidade técnica sobre o projeto pelo órgão ou entidade contratante. (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

§ 4º O disposto no § 3º do art. 8º da Lei nº 12.462 não se aplica à determinação do custo global para execução das obras e serviços de engenharia contratados mediante o regime de contratação integrada. (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

Art. 67. A inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, com as consequências contratuais, legais e regulamentares. Ver tópico (5 documentos)

§ 1o Não haverá rescisão contratual em razão de fusão, cisão ou incorporação do contratado, ou de substituição de consorciado, desde que mantidas as condições de habilitação previamente atestadas. Ver tópico (3 documentos)

§ 2o Os contratos de eficiência referidos no art. 36 deverão prever que nos casos em que não for gerada a economia estimada: Ver tópico

I - a diferença entre a economia contratada e a efetivamente obtida será descontada da remuneração do contratado; Ver tópico

II - será aplicada multa por inexecução contratual se a diferença entre a economia contratada e a efetivamente obtida for superior à remuneração do contratado, no valor da referida diferença; e Ver tópico

III - aplicação de outras sanções cabíveis, caso a diferença entre a economia contratada e a efetivamente obtida seja superior ao limite máximo estabelecido no contrato. Ver tópico

Art. 68. Caberá recurso no prazo de cinco dias úteis a partir da data da intimação ou da lavratura da ata da rescisão do contrato, nas hipóteses previstas no inciso I do caput do art. 79 da Lei no 8.666, de 1993, observado o disposto nos arts. 53 a 57, no que couber. Ver tópico

Art. 69. Na hipótese do inciso XI do caput do art. 24 da Lei no 8.666, de 1993, a contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento de bens em consequência de rescisão contratual observará a ordem de classificação dos licitantes e as condições por estes ofertadas, desde que não seja ultrapassado o orçamento estimado para a contratação. Ver tópico (4 documentos)

TÍTULO IV

disposições específicas

CAPÍTULO I

DA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL

Art. 70. Nas licitações de obras e serviços, inclusive de engenharia, poderá ser estabelecida remuneração variável, vinculada ao desempenho do contratado, com base em metas, padrões de qualidade, parâmetros de sustentabilidade ambiental e prazo de entrega definidos pela administração pública no instrumento convocatório, observado o conteúdo do projeto básico, do projeto executivo ou do termo de referência. Ver tópico

§ 1o A utilização da remuneração variável respeitará o limite orçamentário fixado pela administração pública para a contratação e será motivada quanto: Ver tópico

I - aos parâmetros escolhidos para aferir o desempenho do contratado; Ver tópico

II - ao valor a ser pago; e Ver tópico

III - ao benefício a ser gerado para a administração pública. Ver tópico

§ 2o Eventuais ganhos provenientes de ações da administração pública não serão considerados no cômputo do desempenho do contratado. Ver tópico

§ 3o O valor da remuneração variável deverá ser proporcional ao benefício a ser gerado para a administração pública. Ver tópico

§ 4o Nos casos de contratação integrada, deverá ser observado o conteúdo do anteprojeto de engenharia na definição dos parâmetros para aferir o desempenho do contratado. Ver tópico

CAPÍTULO II

DA CONTRATAÇÃO SIMULTÂNEA

Art. 71. A administração pública poderá, mediante justificativa, contratar mais de uma empresa ou instituição para executar o mesmo serviço, desde que não implique perda de economia de escala, quando: Ver tópico

I - o objeto da contratação puder ser executado de forma concorrente e simultânea por mais de um contratado; e Ver tópico

II - a múltipla execução for conveniente para atender à administração pública. Ver tópico

Parágrafo único. A contratação simultânea não se aplica às obras ou serviços de engenharia. Ver tópico

Art. 72. A administração pública deverá manter o controle individualizado dos serviços prestados por contratado. Ver tópico

Parágrafo único. O instrumento convocatório deverá disciplinar os parâmetros objetivos para a alocação das atividades a serem executadas por contratado. Ver tópico

CAPÍTULO III

DA CONTRATAÇÃO INTEGRADA

Art. 73. Nas licitações de obras e serviços de engenharia, poderá ser utilizada a contratação integrada, desde que técnica e economicamente justificada. Ver tópico (6 documentos)

§ 1o O objeto da contratação integrada compreende a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, a execução de obras e serviços de engenharia, a montagem, a realização de testes, a pré-operação e todas as demais operações necessárias e suficientes para entrega final do objeto. Ver tópico

§ 2o Será adotado o critério de julgamento técnica e preço. Ver tópico

Art. 74. O instrumento convocatório das licitações para contratação de obras e serviços de engenharia sob o regime de contratação integrada deverá conter anteprojeto de engenharia com informações e requisitos técnicos destinados a possibilitar a caracterização do objeto contratual, incluindo: Ver tópico (55 documentos)

I - a demonstração e a justificativa do programa de necessidades, a visão global dos investimentos e as definições quanto ao nível de serviço desejado; Ver tópico (9 documentos)

II - as condições de solidez, segurança, durabilidade e prazo de entrega; Ver tópico (2 documentos)

III - a estética do projeto arquitetônico; e Ver tópico (1 documento)

IV - os parâmetros de adequação ao interesse público, à economia na utilização, à facilidade na execução, aos impactos ambientais e à acessibilidade. Ver tópico

§ 1o Deverão constar do anteprojeto, quando couber, os seguintes documentos técnicos: Ver tópico (27 documentos)

I - concepção da obra ou serviço de engenharia; Ver tópico (5 documentos)

II - projetos anteriores ou estudos preliminares que embasaram a concepção adotada; Ver tópico (5 documentos)

III - levantamento topográfico e cadastral; Ver tópico (6 documentos)

IV - pareceres de sondagem; e Ver tópico (1 documento)

V - memorial descritivo dos elementos da edificação, dos componentes construtivos e dos materiais de construção, de forma a estabelecer padrões mínimos para a contratação. Ver tópico (1 documento)

§ 2o Caso seja permitida no anteprojeto de engenharia a apresentação de projetos com metodologia diferenciadas de execução, o instrumento convocatório estabelecerá critérios objetivos para avaliação e julgamento das propostas. Ver tópico (6 documentos)

§ 3o O anteprojeto deverá possuir nível de definição suficiente para proporcionar a comparação entre as propostas recebidas das licitantes. Ver tópico (3 documentos)

§ 4º Os Ministérios supervisores dos órgãos e entidades da administração pública poderão definir o detalhamento dos elementos mínimos necessários para a caracterização do anteprojeto de engenharia. (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

Art. 75. O orçamento e o preço total para a contratação serão estimados com base nos valores praticados pelo mercado, nos valores pagos pela administração pública em contratações similares ou na avaliação do custo global da obra, aferida mediante orçamento sintético ou metodologia expedita ou paramétrica. Ver tópico (36 documentos)

§ 1º Na elaboração do orçamento estimado na forma prevista no caput, poderá ser considerada taxa de risco compatível com o objeto da licitação e as contingências atribuídas ao contratado, devendo a referida taxa ser motivada de acordo com metodologia definida em ato do Ministério supervisor ou da entidade contratante. (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (7 documentos)

§ 2º A taxa de risco a que se refere o § 1º não integrará a parcela de benefícios e despesas indiretas - BDI do orçamento estimado, devendo ser considerada apenas para efeito de análise de aceitabilidade das propostas ofertadas no processo licitatório. (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (3 documentos)

Art. 76. Nas hipóteses em que for adotada a contratação integrada, fica vedada a celebração de termos aditivos aos contratos firmados, exceto se verificada uma das seguintes hipóteses: Ver tópico (12 documentos)

I - recomposição do equilíbrio econômico-financeiro, devido a caso fortuito ou força maior; Ver tópico (5 documentos)

II - necessidade de alteração do projeto ou das especificações para melhor adequação técnica aos objetivos da contratação, a pedido da administração pública, desde que não decorrentes de erros ou omissões por parte do contratado, observados os limites previstos no § 1o do art. 65 da Lei no 8.666, de 1993. Ver tópico (12 documentos)

TÍTULO V

DOS PROCEDIMENTOS AUXILIARES

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 77. São procedimentos auxiliares das licitações regidas por este Decreto: Ver tópico

I - cadastramento; Ver tópico

II - pré-qualificação; Ver tópico

III - sistema de registro de preços; e Ver tópico

IV - catálogo eletrônico de padronização. Ver tópico

CAPÍTULO II

DO CADASTRAMENTO

Art. 78. Os registros cadastrais serão feitos por meio do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF, conforme disposto Decreto no 3.722, de 9 de janeiro de 2001. Ver tópico

Art. 79. Caberá recurso no prazo de cinco dias úteis contado a partir da data da intimação ou do indeferimento do pedido de inscrição em registro cadastral, de sua alteração ou de seu cancelamento, observado o disposto nos arts. 53 a 57, no que couber. Ver tópico

CAPÍTULO III

DA PRÉ-QUALIFICAÇÃO

Art. 80. A administração pública poderá promover a pré-qualificação destinada a identificar: Ver tópico (1 documento)

I - fornecedores que reúnam condições de qualificação técnica exigidas para o fornecimento de bem ou a execução de serviço ou obra nos prazos, locais e condições previamente estabelecidos; e Ver tópico

II - bens que atendam às exigências técnicas e de qualidade estabelecida pela administração pública. Ver tópico (1 documento)

§ 1o A pré-qualificação poderá ser parcial ou total, contendo alguns ou todos os requisitos de habilitação técnica necessários à contratação, assegurada, em qualquer hipótese, a igualdade de condições entre os concorrentes. Ver tópico

§ 2o A pré-qualificação de que trata o inciso I do caput poderá ser efetuada por grupos ou segmentos de objetos a serem contratados, segundo as especialidades dos fornecedores. Ver tópico

Art. 81. O procedimento de pré-qualificação ficará permanentemente aberto para a inscrição dos eventuais interessados. Ver tópico

Art. 82. A pré-qualificação terá validade máxima de um ano, podendo ser atualizada a qualquer tempo. Ver tópico

Parágrafo único. A validade da pré-qualificação de fornecedores não será superior ao prazo de validade dos documentos apresentados pelos interessados. Ver tópico

Art. 83. Sempre que a administração pública entender conveniente iniciar procedimento de pré-qualificação de fornecedores ou bens, deverá convocar os interessados para que demonstrem o cumprimento das exigências de qualificação técnica ou de aceitação de bens, conforme o caso. Ver tópico (1 documento)

§ 1o A convocação de que trata o caput será realizada mediante: Ver tópico (1 documento)

I - publicação de extrato do instrumento convocatório no Diário Oficial da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, conforme o caso, sem prejuízo da possibilidade de publicação de extrato em jornal diário de grande circulação; e Ver tópico

II - divulgação em sítio eletrônico oficial centralizado de publicidade de licitações ou sítio mantido pelo órgão ou entidade. Ver tópico

§ 2o A convocação explicitará as exigências de qualificação técnica ou de aceitação de bens, conforme o caso. Ver tópico

Art. 84. Será fornecido certificado aos pré-qualificados, renovável sempre que o registro for atualizado. Ver tópico

Art. 85. Caberá recurso no prazo de cinco dias úteis contado a partir da data da intimação ou da lavratura da ata do ato que defira ou indefira pedido de pré-qualificação de interessados, observado o disposto nos arts. 53 a 57, no que couber. Ver tópico

Art. 86. A administração pública poderá realizar licitação restrita aos pré-qualificados, justificadamente, desde que: Ver tópico (17 documentos)

I - a convocação para a pré-qualificação discrimine que as futuras licitações serão restritas aos pré-qualificados; Ver tópico (10 documentos)

II - na convocação a que se refere o inciso I do caput conste estimativa de quantitativos mínimos que a administração pública pretende adquirir ou contratar nos próximos doze meses e de prazos para publicação do edital; e Ver tópico

III - a pré-qualificação seja total, contendo todos os requisitos de habilitação técnica necessários à contratação. Ver tópico

§ 1o O registro cadastral de pré-qualificados deverá ser amplamente divulgado e deverá estar permanentemente aberto aos interessados, obrigando-se a unidade por ele responsável a proceder, no mínimo anualmente, a chamamento público para a atualização dos registros existentes e para o ingresso de novos interessados. Ver tópico

§ 2o Só poderão participar da licitação restrita aos pré-qualificados os licitantes que, na data da publicação do respectivo instrumento convocatório: Ver tópico

I - já tenham apresentado a documentação exigida para a pré-qualificação, ainda que o pedido de pré-qualificação seja deferido posteriormente; e Ver tópico

II - estejam regularmente cadastrados. Ver tópico

§ 3o No caso de realização de licitação restrita, a administração pública enviará convite por meio eletrônico a todos os pré-qualificados no respectivo segmento. Ver tópico

§ 4o O convite de que trata o § 3o não exclui a obrigação de atendimento aos requisitos de publicidade do instrumento convocatório. Ver tópico

CAPÍTULO IV

DO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

Art. 87. O Sistema de Registro de Preços destinado especificamente ao RDC - SRP/RDC será regido pelo disposto neste Decreto. Ver tópico

Art. 88. Para os efeitos deste Decreto, considera-se: Ver tópico (8 documentos)

I - Sistema de Registro de Preços - SRP - conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços, inclusive de engenharia, e aquisição de bens, para contratações futuras; Ver tópico (1 documento)

I - Sistema de Registro de Preços - SRP - conjunto de procedimentos para registro formal de preços para contratações futuras, relativos à prestação de serviços, inclusive de engenharia, de aquisição de bens e de execução de obras com características padronizadas; (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (1 documento)

II - ata de registro de preços - documento vinculativo, obrigacional, com característica de compromisso para futura contratação, em que se registram os preços, fornecedores, órgãos participantes e condições a serem praticadas, conforme as disposições contidas no instrumento convocatório e propostas apresentadas; Ver tópico

III - órgão gerenciador - órgão ou entidade pública responsável pela condução do conjunto de procedimentos do certame para registro de preços e gerenciamento da ata de registro de preços dele decorrente; Ver tópico (1 documento)

IV - órgão participante - órgão ou entidade da administração pública que participe dos procedimentos iniciais do SRP e integre a ata de registro de preços; e Ver tópico (1 documento)

V - órgão aderente - órgão ou entidade da administração pública que, não tendo participado dos procedimentos iniciais da licitação, adere a uma ata de registro de preços. Ver tópico (5 documentos)

VI - órgão participante de compra nacional - órgão ou entidade da administração pública que, em razão de participação em programa ou projeto federal, é contemplado no registro de preços independentemente de manifestação formal;e (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014) Ver tópico (1 documento)

VII - compra nacional - compra ou contratação de bens, serviços e obras com características padronizadas, inclusive de engenharia, em que o órgão gerenciador conduz os procedimentos para registro de preços destinado à execução descentralizada de programa ou projeto federal, mediante prévia indicação da demanda pelos entes federados beneficiados. (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014) Ver tópico (2 documentos)

Art. 89. O SRP/RDC poderá ser adotado nas seguintes hipóteses: Ver tópico (12 documentos)

I - quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes; Ver tópico

II - quando for mais conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa; Ver tópico

III - quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo; e Ver tópico

IV - quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela administração pública. Ver tópico (2 documentos)

Art. 89. O SRP/RDC poderá ser adotado para a contratação de bens, de obras com características padronizadas e de serviços, inclusive de engenharia, quando: (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (12 documentos)

I - pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes; (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

II - for mais conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa; (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

III - for conveniente para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo; ou (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

IV - pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela administração pública. (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (2 documentos)

Parágrafo único. O SRP/RDC, no caso de obra, somente poderá ser utilizado: (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (10 documentos)

I - nas hipóteses dos incisos III ou IV do caput; e (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

II - desde que atendidos, cumulativamente, os seguintes requisitos: (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (10 documentos)

a) as licitações sejam realizadas pelo Governo federal; (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

b) as obras tenham projeto de referência padronizado, básico ou executivo, consideradas as regionalizações necessárias; e (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (1 documento)

c) haja compromisso do órgão aderente de suportar as despesas das ações necessárias à adequação do projeto padrão às peculiaridades da execução. (Incluído pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico

Art. 90. A licitação para o registro de preços: Ver tópico

I - poderá ser realizada por qualquer dos modos de disputa previstos neste Decreto, combinados ou não; Ver tópico

II - ocorrerá utilizando-se critério de julgamento menor preço ou maior desconto; e Ver tópico

II - poderá utilizar os critérios de julgamento menor preço, maior desconto ou técnica e preço; e (Redação dada pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

III - será precedida de ampla pesquisa de mercado. Ver tópico

Art. 91. Na licitação para registro de preços, a indicação da dotação orçamentária só será necessária para a formalização do contrato ou instrumento equivalente. Ver tópico

Art. 92. A licitação para registro de preços será precedida de divulgação de intenção de registro de preços com a finalidade de permitir a participação de outros órgãos ou entidades públicas. Ver tópico (3 documentos)

§ 1o Observado o prazo estabelecido pelo órgão gerenciador, os órgãos ou entidades públicas interessados em participar do registro de preços deverão: Ver tópico

I - manifestar sua concordância com o objeto do registro de preços; e Ver tópico

II - indicar a sua estimativa de demanda e o cronograma de contratações. Ver tópico

§ 2o Esgotado o prazo para a manifestação de interesse em participar do registro de preços, o órgão gerenciador: Ver tópico

I - consolidará todas as informações relativas às estimativas individuais de demanda; Ver tópico

II - promoverá a adequação de termos de referência ou projetos básicos encaminhados, para atender aos requisitos de padronização e racionalização; Ver tópico

III - realizará ampla pesquisa de mercado para a definição dos preços estimados; e Ver tópico

IV - apresentará as especificações, termos de referência, projetos básicos, quantitativos e preços estimados aos órgãos ou entidades públicas interessados, para confirmação da intenção de participar do registro de preço. Ver tópico

V - estabelecerá, quando for o caso, o número máximo de participantes, em conformidade com sua capacidade de gerenciamento; (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

VI - aceitará ou recusará, justificadamente, os quantitativos considerados ínfimos ou a inclusão de novos itens; e (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

VII - deliberará quanto à inclusão posterior de participantes que não manifestaram interesse durante o período de divulgação daintenção de registro de preços. (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

§ 3º No caso de compra nacional, o órgão gerenciador promoverá a divulgação da ação, a pesquisa de mercado e a consolidação da demanda dos órgãos e entidades da administração direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

Art. 93. O órgão gerenciador poderá subdividir a quantidade total de cada item em lotes, sempre que comprovada a viabilidade técnica e econômica, de forma a possibilitar maior competitividade, observada a quantidade mínima, o prazo e o local de entrega ou de prestação dos serviços. Ver tópico

§ 1o No caso de serviços, a subdivisão se dará em função da unidade de medida adotada para aferição dos produtos e resultados esperados, e será observada a demanda específica de cada órgão ou entidade participante. Ver tópico

§ 2o Na situação prevista no § 1o, será evitada a contratação de mais de uma empresa para a execução do mesmo serviço em uma mesma localidade no âmbito do mesmo órgão ou entidade, com vistas a assegurar a responsabilidade contratual e o princípio da padronização. Ver tópico

Art. 94. Constará do instrumento convocatório para registro de preços, além das exigências previstas no art. 8o: Ver tópico

I - a especificação ou descrição do objeto, explicitando o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para a caracterização do bem ou serviço, inclusive definindo as respectivas unidades de medida usualmente adotadas; Ver tópico

II - a estimativa de quantidades a serem adquiridas no prazo de validade do registro; Ver tópico

III - a quantidade mínima de unidades a ser cotada, por item ou lote, no caso de bens; Ver tópico

IV - as condições quanto aos locais, prazos de entrega, forma de pagamento e, complementarmente, nos casos de serviços, quando cabíveis, a frequência, periodicidade, características do pessoal, materiais e equipamentos a serem fornecidos e utilizados, procedimentos a serem seguidos, cuidados, deveres, disciplina e controles a serem adotados; Ver tópico

V - o prazo de validade do registro de preço; Ver tópico

VI - os órgãos e entidades participantes; Ver tópico

VII - os modelos de planilhas de custo, quando couber; Ver tópico

VIII - as minutas de contratos decorrentes do SRP/RDC, quando for o caso; e Ver tópico

IX - as penalidades a serem aplicadas por descumprimento das condições estabelecidas. Ver tópico

Parágrafo único. Quando o instrumento convocatório previr o fornecimento de bens ou prestação de serviços em locais diferentes, é facultada a exigência de apresentação de proposta diferenciada por região, de modo que os custos variáveis por região sejam acrescidos aos respectivos preços. Ver tópico

§ 1º Quando o instrumento convocatório previr o fornecimento de bens ou prestação de serviços em locais diferentes, é facultada a exigência de apresentação de proposta diferenciada por região, de modo que os custos variáveis por região sejam acrescidos aos respectivos preços. (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

§ 2º O exame e a aprovação das minutas do instrumento convocatório e do contrato serão efetuados exclusivamente pela assessoria jurídica do órgão gerenciador. (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

Art. 95. Caberá ao órgão gerenciador: Ver tópico (1 documento)

I - promover os atos preparatórios à licitação para registro de preços, conforme o art. 92; Ver tópico

II - definir os itens a serem registrados, os respectivos quantitativos e os órgãos ou entidades participantes; Ver tópico

III - realizar todo o procedimento licitatório; Ver tópico

IV - providenciar a assinatura da ata de registro de preços; Ver tópico

V - encaminhar cópia da ata de registro de preços aos órgãos ou entidades participantes; Ver tópico

VI - gerenciar a ata de registro de preços, indicando os fornecedores que poderão ser contratados e os respectivos quantitativos e preços, conforme as regras do art. 103; Ver tópico

VII - manter controle do saldo da quantidade global de bens e serviços que poderão ser contratados pelos órgãos aderentes, observado o disposto nos §§ 3o e 4o do art. 102; Ver tópico

VIII - aplicar eventuais sanções que decorrerem: Ver tópico (1 documento)

a) do procedimento licitatório; Ver tópico

b) de descumprimento da ata de registro de preços, ressalvado o disposto no art. 96, inciso III do caput, alínea “a”; e Ver tópico

c) do descumprimento dos contratos que celebrarem, ainda que não haja o correspondente instrumento; Ver tópico

IX - conduzir eventuais negociações dos preços registrados, conforme as regras do art. 105; e Ver tópico

X - anular ou revogar o registro de preços. Ver tópico

XI - autorizar, excepcional e justificadamente, a prorrogação do prazo previsto no § 4º do art. 103 deste Decreto, respeitado o prazo de vigência da ata, quando solicitada pelo órgão aderente; e (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

XII - realizar pesquisa de mercado para identificação do valor estimado da licitação e consolidar os dados das pesquisas de mercado realizadas pelos órgãos e entidades participantes, inclusive nas hipóteses previstas no § 3º do art. 92 e no § 2º do art. 96 deste Decreto. (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

§ 1o O órgão gerenciador realizará todos os atos de controle e administração do SRP/RDC. Ver tópico

§ 2o O órgão gerenciador somente considerará os itens e quantitativos referentes aos órgãos ou entidades que confirmarem a intenção de participar do registro de preços, na forma do inciso IV do § 2o do art. 92. Ver tópico

Art. 96. Caberá aos órgãos ou entidades participantes: Ver tópico (6 documentos)

I - consultar o órgão gerenciador para obter a indicação do fornecedor e respectivos quantitativos e preços que poderão ser contratados; Ver tópico

II - fiscalizar o cumprimento dos contratos que celebrarem; e Ver tópico

III - aplicar eventuais sanções que decorrerem: Ver tópico

a) do descumprimento da ata de registro de preços, no que se refere às suas demandas; e Ver tópico

b) do descumprimento dos contratos que celebrarem, ainda que não haja o correspondente instrumento. Ver tópico

Parágrafo único. Os órgãos participantes deverão informar ao órgão gerenciador: Ver tópico (1 documento)

I - as sanções que aplicarem; e Ver tópico (1 documento)

II - o nome do responsável pelo acompanhamento e fiscalização dos contratos que celebrarem. Ver tópico

§ 1º Os órgãos participantes deverão informar ao órgão gerenciador: (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico (1 documento)

I - as sanções que aplicarem; e (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico (1 documento)

II - o nome do responsável pelo acompanhamento e fiscalização dos contratos que celebrarem. (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

§ 2º Na hipótese prevista no §3º do art. 92, comprovada a vantajosidade, fica facultada aos órgãos ou entidades participantes de compra nacional a execução da ata de registro de preços vinculada ao programa ou projeto federal. (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

§ 3º Os entes federados participantes de compra nacional poderão utilizar recursos de transferências legais ou voluntárias da União, vinculados aos processos ou projetos objeto de descentralização e de recursos próprios para suas demandas de aquisição no âmbito da ata de registro de preços de compra nacional. (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

§ 4º Caso o órgão gerenciador aceite a inclusão de novos itens, o órgão participante demandante elaborará sua especificação ou termo de referência ou projeto básico, conforme o caso, e a pesquisa de mercado, observado o disposto no art. 96. (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

§ 5º Caso o órgão gerenciador aceite a inclusão de novas localidades para entrega do bem ou execução do serviço, o órgão participante responsável pela demanda elaborará, ressalvada a hipótese do § 3º do art. 92, pesquisa de mercado que contemple a variação de custos locais ou regionais. (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

Art. 97. Após o encerramento da etapa competitiva, os licitantes poderão reduzir seus preços ao valor igual ao da proposta do licitante mais bem classificado. Ver tópico

§ 1o Havendo apresentação de novas propostas na forma do caput, o órgão gerenciador estabelecerá nova ordem de classificação, observadas as regras do art. 98. Ver tópico

§ 2o A apresentação de novas propostas na forma do caput não prejudicará o resultado do certame em relação ao licitante mais bem classificado. Ver tópico

Art. 98. Serão registrados na ata de registro de preços, nesta ordem: Ver tópico

I - os preços e quantitativos do licitante mais bem classificado durante a etapa competitiva; Ver tópico

II - os preços e quantitativos dos licitantes que houverem aceitado cotar seus bens ou serviços em valor igual ao do licitante mais bem classificado; e Ver tópico

III - os preços e quantitativos dos demais licitantes classificados, conforme a ordem de classificação. Ver tópico

Parágrafo único. Se houver mais de um licitante na situação de que trata o inciso II do caput, serão classificados segundo a ordem da última proposta apresentada durante a fase competitiva. Ver tópico

Art. 98. Serão registrados na ata de registro de preços os preços e os quantitativos do licitante mais bem classificado durante a etapa competitiva. (Redação dada pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

§ 1º Será incluído na ata de registro de preços, na forma de anexo, o registro dos licitantes que aceitarem cotar os bens ou serviços com preços iguais aos do licitante vencedor na sequência da classificação do certame, excluído o percentual referente à margem de preferência, quando o objeto não atender aos requisitos previstos no art. 3º da Lei nº 8.666, de 1993. (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

§ 2º Se houver mais de um licitante na situação de que trata o §1º, os licitantes serão classificados segundo a ordem da última proposta apresentada durante a fase competitiva. (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

§ 3º A habilitação dos fornecedores que comporão o cadastro de reserva,nos termos do §1º, será efetuada nas hipóteses previstas no art. 62 e quando da necessidade de contratação de fornecedor remanescente, nas hipóteses previstas no art. 107. (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

§ 4º O anexo de que trata o §1º consiste na ata de realização da sessão pública, que conterá a informação dos licitantes que aceitarem cotar os bens ou serviços com preços iguais ao do licitante vencedor do certame. (Incluído pelo Decreto nº 8.251, de 2014 Ver tópico

Art. 99. A ata de registro de preços obriga os licitantes ao fornecimento de bens ou à prestação de serviço, conforme o caso, observados os preços, quantidades e demais condições previstas no instrumento convocatório. Ver tópico (6 documentos)

Parágrafo único. O prazo de validade da ata de registro de preços será definido pelo instrumento convocatório, limitado ao mínimo de três meses e ao máximo de doze meses. Ver tópico

Art. 100. Os contratos decorrentes do SRP/RDC terão sua vigência conforme as disposições do instrumento convocatório, observadas, no que couber, as normas da Lei no 8.666, de 1993. Ver tópico (87 documentos)

§ 1o Os contratos decorrentes do SRP/RDC não poderão sofrer acréscimo de quantitativos. Ver tópico

§ 2o Os contratos decorrentes do SRP/RDC poderão ser alterados conforme as normas da Lei no 8.666, de 1993, ressalvado o disposto no § 1o. Ver tópico (1 documento)

Art. 101. A existência de preços registrados não obriga a administração pública a firmar os contratos que deles poderão advir. Ver tópico

Parágrafo único. Será facultada a realização de licitação específica para contratação de objetos cujos preços constam do sistema, desde que assegurada aos fornecedores registrados a preferência em igualdade de condições. Ver tópico

Art. 102. O órgão ou entidade pública responsável pela execução das obras ou serviços contemplados no art. 2o que não tenha participado do certame licitatório, poderá aderir à ata de registro de preços, respeitado o seu prazo de vigência. Ver tópico (12 documentos)

§ 1o Os órgãos aderentes deverão observar o disposto no art. 96. Ver tópico

§ 2o Os órgãos aderentes não poderão contratar quantidade superior à soma das estimativas de demanda dos órgãos gerenciador e participantes. Ver tópico (1 documento)

§ 3o A quantidade global de bens ou serviços que poderão ser contratados pelos órgãos aderentes não poderá ser superior a cinco vezes a quantidade prevista para cada item. Ver tópico (1 documento)

§ 3o A quantidade global de bens ou de serviços que poderão ser contratados pelos órgãos aderentes e gerenciador, somados, não poderá ser superior a cinco vezes a quantidade prevista para cada item e, no caso de obras, não poderá ser superior a três vezes. (Redação dada pelo Decreto nº 8.080, de 2013) Ver tópico (1 documento)

§ 4o Os fornecedores registrados não serão obrigados a contratar com órgãos aderentes. Ver tópico (1 documento)

§ 5o O fornecimento de bens ou a prestação de serviços a órgãos aderentes não prejudicará a obrigação de cumprimento da ata de registro de preços em relação aos órgãos gerenciador e participantes. Ver tópico (1 documento)

Art. 103. Quando solicitado, o órgão gerenciador indicará os fornecedores que poderão ser contratados pelos órgãos ou entidades participantes ou aderentes, e os respectivos quantitativos e preços, conforme a ordem de classificação. Ver tópico

§ 1o O órgão gerenciador observará a seguinte ordem quando da indicação de fornecedor aos órgãos participantes: Ver tópico

I - o fornecedor registrado mais bem classificado, até o esgotamento dos respectivos quantitativos oferecidos; Ver tópico

II - os fornecedores registrados que registraram seus preços em valor igual ao do licitante mais bem classificado, conforme a ordem de classificação; e Ver tópico

III - os demais fornecedores registrados, conforme a ordem de classificação, pelos seus preços registrados. Ver tópico

§ 2o No caso de solicitação de indicação de fornecedor por órgão aderente, o órgão gerenciador indicará o fornecedor registrado mais bem classificado e os demais licitantes que registraram seus preços em valor igual ao do licitante mais bem classificado. Ver tópico

§ 3o Os órgãos aderentes deverão propor a celebração de contrato aos fornecedores indicados pelo órgão gerenciador seguindo a ordem de classificação. Ver tópico

§ 4o Os órgãos aderentes deverão concretizar a contratação no prazo de até trinta dias após a indicação do fornecedor pelo órgão gerenciador, respeitado o prazo de vigência da ata. Ver tópico

Art. 104. O órgão gerenciador avaliará trimestralmente a compatibilidade entre o preço registrado e o valor de mercado. Ver tópico

Parágrafo único. Constatado que o preço registrado é superior ao valor de mercado, ficarão vedadas novas contratações até a adoção das providências cabíveis, conforme o art. 105. Ver tópico

Art. 105. Quando o preço registrado tornar-se superior ao preço praticado no mercado por motivo superveniente, o órgão gerenciador convocará os fornecedores para negociarem a redução dos preços aos valores praticados pelo mercado. Ver tópico

§ 1o Os fornecedores que não aceitarem reduzir seus preços aos valores praticados pelo mercado serão liberados do compromisso assumido, sem aplicação de penalidade. Ver tópico

§ 2o A ordem de classificação dos fornecedores que aceitarem reduzir seus preços aos valores de mercado observará a classificação original. Ver tópico

Art. 106. Os órgãos ou entidades da administração pública federal não poderão participar ou aderir a ata de registro de preços cujo órgão gerenciador integre a administração pública de Estado, do Distrito Federal ou de Município, ressalvada a faculdade de a APO aderir às atas gerenciadas pelos respectivos consorciados. Ver tópico (1 documento)

Parágrafo único. Os órgãos ou entidades públicas estaduais, municipais ou do Distrito Federal poderão participar ou aderir a ata de registro de preços gerenciada pela administração pública federal, observado o disposto no § 1o do art. 92 e no caput do art. 102. Ver tópico (1 documento)

Art. 107. O registro de preços será revogado quando o fornecedor: Ver tópico

I - descumprir as condições da ata de registro de preços; Ver tópico

II - não retirar a respectiva nota de empenho ou instrumento equivalente, no prazo estabelecido pela administração pública, sem justificativa aceitável; Ver tópico

III - não aceitar reduzir o seu preço registrado, na hipótese de este se tornar superior àqueles praticados no mercado; e Ver tópico

IV - sofrer as sanções previstas nos incisos III e IV do caput do art. 87 da Lei no 8.666, de 1993, e no art. 7o da Lei no 10.520, de 17 de julho de 2002. Ver tópico

§ 1o A revogação do registro poderá ocorrer: Ver tópico

I - por iniciativa da administração pública, conforme conveniência e oportunidade; ou Ver tópico

II - por solicitação do fornecedor, com base em fato superveniente devidamente comprovado que justifique a impossibilidade de cumprimento da proposta. Ver tópico

§ 2o A revogação do registro nas hipóteses previstas nos incisos I, II e IV do caput será formalizado por decisão da autoridade competente do órgão gerenciador, assegurados o contraditório e a ampla defesa. Ver tópico

§ 3o A revogação do registro em relação a um fornecedor não prejudicará o registro dos preços dos demais licitantes. Ver tópico

Art. 108. No âmbito da administração pública federal competirá ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão estabelecer normas complementares necessárias para a operação do SRP/RDC. Ver tópico

CAPÍTULO V

DO CATÁLOGO ELETRÔNICO DE PADRONIZAÇÃO

Art. 109. O Catálogo Eletrônico de Padronização é o sistema informatizado destinado à padronização de bens, serviços e obras a serem adquiridos ou contratados pela administração pública. Ver tópico (1 documento)

Parágrafo único. O Catálogo Eletrônico de Padronização será gerenciado de forma centralizada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ver tópico

Art. 110. O Catálogo Eletrônico de Padronização conterá: Ver tópico (1 documento)

I - a especificação de bens, serviços ou obras; Ver tópico

II - descrição de requisitos de habilitação de licitantes, conforme o objeto da licitação; e Ver tópico

III - modelos de: Ver tópico

a) instrumentos convocatórios; Ver tópico

b) minutas de contratos; Ver tópico

c) termos de referência e projetos referência; e Ver tópico

d) outros documentos necessários ao procedimento de licitação que possam ser padronizados. Ver tópico

§ 1o O Catálogo Eletrônico de Padronização será destinado especificamente a bens, serviços e obras que possam ser adquiridos ou contratados pela administração pública pelo critério de julgamento menor preço ou maior desconto. Ver tópico

§ 2o O projeto básico da licitação será obtido a partir da adaptação do “projeto de referência” às peculiaridades do local onde a obra será realizada, considerando aspectos relativos ao solo e à topografia do terreno, bem como aos preços dos insumos da região que será implantado o empreendimento. Ver tópico

TÍTULO VI

DAS SANÇÕES

Art. 111. Serão aplicadas sanções nos termos do art. 47 da Lei no 12.462, de 2011, sem prejuízo das multas previstas no instrumento convocatório. Ver tópico

§ 1o Caberá recurso no prazo de cinco dias úteis contado a partir da data da intimação ou da lavratura da ata da aplicação das penas de advertência, multa, suspensão temporária de participação em licitação, impedimento de contratar com a administração pública e declaração de inidoneidade, observado o disposto nos arts. 53 a 57, no que couber. Ver tópico

§ 2o As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF. Ver tópico

TÍTULO VII

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 112. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Decreto, exclui-se o dia do início e inclui-se o do vencimento. Ver tópico

Parágrafo único. Os prazos estabelecidos neste Decreto se iniciam e expiram exclusivamente em dia útil no âmbito do órgão ou entidade responsável pela licitação ou contratante. Ver tópico

Art. 113. Competirá ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão expedir normas e procedimentos complementares para a execução deste Decreto no âmbito da administração pública federal. Ver tópico

Art. 114. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Ver tópico

Brasília, 11 de outubro de 2011; 190o da Independência e 123o da República.

DILMA ROUSSEFF

Guido Mantega

Miriam Belchior

Orlando Silva de Jesus Júnior

Luís Inácio Lucena Adams

Jorge Hage Sobrinho

Wagner Bittencourt de Oliveira

Este texto não substitui o publicado no DOU de 13.10.2011

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